terça-feira, 23 de novembro de 2021

O Retorno às Aulas Presenciais na ESEFFEGO: desafios e ilusões

 

Foto 01 - Antigo campus da ESEFFEGO no bairro de Vila Nova em Goiânia: uma opção e alternativa frente à pandemia


 

(Escrito por: Renato Coelho)


Um cadáver domina a sociedade – o cadáver do trabalho. Todos os poderes ao redor do globo uniram-se para a defesa deste domínio: o Papa e o Banco Mundial, Tony Blair e Jörg Haider, sindicatos e empresários, ecologistas alemães e socialistas franceses. Todos eles só conhecem um lema: trabalho, trabalho, trabalho! (GRUPO KRISIS, 2017)

 

Atualmente, vários países do mundo vêm enfrentando novas ondas de contágios e óbitos pelo vírus Sars-Cov-2, muitos destes países com processo de vacinação bastante avançado, como é o caso dos EUA, Inglaterra, Israel, França, Chile, Uruguai e outros. As vacinas atuais contra a Covid-19 são extremamente importantes e confiáveis, evitam a evolução de casos graves da doença, hospitalizações e de óbitos, porém, não é totalmente efetiva no que tange a evitar os contágios pelo vírus, daí a importância, mesmo após receber as duas doses da vacina, manter os cuidados não farmacológicos como o uso de máscaras e o distanciamento social. A vacinação é importante, mas não é o único instrumento de combate à pandemia, é necessário também a manutenção das medidas de restrições sociais em paralelo ao processo de vacinação, a fim de se evitar o surgimento de novas ondas e consequentemente novas mutações do vírus.

A palavra “onda” vem emprestada da física, da chamada mecânica ondulatória, e se caracteriza pela propagação ou vibração de partículas, fluidos, sinais sonoros ou eletromagnéticos em função do tempo, sendo possível determinar matematicamente a sua magnitude, amplitude e frequência. Um terremoto, por exemplo, pode ser avaliado e medido de acordo com a sua magnitude, ou seja, em função das ondas mecânicas produzidas em consequência do movimento das placas rochosas no interior da Terra. Já na epidemiologia, o termo “onda” se refere a uma explosão abrupta de contágios e/ou de óbitos no contexto das epidemias ou de uma pandemia. Em 2020, o Brasil experimentou a chamada primeira onda da covid-19 entre os meses de julho e agosto, tendo amplitudes máximas em torno de 1.000 óbitos diários dentro da chamada média móvel. A segunda onda se deu recentemente, entre os meses de abril e maio de 2021, tendo picos ou amplitudes com mais de 3.000 óbitos por dia. O surgimento de novas ondas está associado ao aumento da mobilidade social, às flexibilizações das regras de distanciamento social, a não obrigatoriedade do uso de máscaras, à baixa velocidade na vacinação em massa e também ao surgimento de novas mutações mais contagiosas em comparação ao vírus original.




Gráfico 01 – Comparativo entre países de casos de covid-19 por milhão de pessoas (Fonte: www.ourworldindata.org/coronavírus).

No Gráfico 01 acima, podemos observar atualmente o surgimento de novas ondas de covid-19, com o aumento abrupto de contágios em países como Reino Unido, Estados Unidos, França e Alemanha. As investigações apontam que o surgimento de uma nova onda nestes países com alta taxa de vacinação se deve ao avanço da nova variante Delta.  No atual contexto brasileiro, estamos experimentando nestas últimas semanas um decréscimo considerável nas taxas de contágios e óbitos, com queda significativa nas médias móveis de casos (ver Gráfico 02 abaixo).




Gráfico 02 – Casos diários de covid-19 no Brasil. (Fonte: www.ourworldindata.org/coronavírus).


Porém, assim como ocorreu naqueles países citados anteriormente, a entrada da variante Delta em território brasileiro, onde o Rio de Janeiro e o Distrito Federal foram os primeiros epicentros da variante Delta, podem mudar a tendência de queda dos números da covid-19 no país já para os próximos meses. Surgem então três fatores importantes e capazes de ajudar no surgimento de uma terceira nova onda de contágios pela covid-19 no Brasil. O primeiro fator diz respeito ao atraso e a lentidão no processo de vacinação (Programa Nacional de Imunização – PNI), que tem permitido uma maior circulação do vírus entre a população, já que até o momento o Brasil imunizou apenas 60% do total da população (ver gráfico 03 abaixo). O segundo fator está ligado ao surgimento da chamada variante Delta, que é duas vezes mais contagiosa do que as variantes anteriores e possui uma carga viral 1260 vezes maior, o que implica numa velocidade de contágio duas vezes superior (COELHO, 2021). Por fim, o terceiro fator se refere ao aumento da mobilidade humana em resposta às flexibilizações e à volta das aulas presenciais em escolas e universidades brasileiras. A mistura destes três fatores implicará no surgimento da chamada terceira onda, com aumento de contágios, porém, com número de óbitos em menor escala do que anteriormente se assistiu graças à vacinação. Tal fenômeno já está ocorrendo nos EUA e em alguns países da américa do Sul, Europa e Ásia, em virtude da introdução da variante Delta e combinada com estes fatores mencionados. Vale destacar ainda que, mesmo países com vacinação avançada, como exemplo da Alemanha e Holanda, enfrentam o surgimento de novas e fortes ondas de contágios pelo fato de não controlarem essas três importantes variáveis: mobilidade humana (flexibilizações precoces), velocidade na vacinação em massa e a mitigação de contágios pela variante Delta.



Gráfico 03 – Ritmo de imunização entre países (vacinação com duas doses) (Fonte: www.ourworldindata.org/coronavírus).


Tais ingredientes acima, juntamente com as flexibilizações no comércio e o retorno das aulas presencias na maioria das redes públicas de ensino e em universidades (vale destacar que as crianças abaixo de 12 anos no Brasil ainda não estão imunizadas), formam os pré-requisitos básicos para a formação de uma nova e imprevisível terceira onda da covid-19 no Brasil. Vale destacar ainda que a imunização contra a covid-19 requer duas doses completas de vacinas, sendo que, apenas uma única dose, seja da vacina Pfizer, Coronavac ou AstraZeneca, não é suficiente para formar uma completa defesa no organismo humano contra a variante Delta, daí o grande problema da lentidão no programa de vacinação diante de uma iminente terceira onda, e que tornaria urgente a aplicação da segunda dose através do PNI, a fim de se evitar um novo colapso no sistema de saúde e o incremento de óbitos na pandemia.

 

A Variante Delta: descontrole e imprevisibilidade


Nos países anglo-saxônicos, este mundo de horror já é realidade para milhões, no Terceiro Mundo e na Europa do Leste, nem se fala; e o continente do euro mostra-se decidido a superar, rapidamente, esse atraso. As gazetas econômicas não fazem mais nenhum segredo sobre como imaginam o futuro ideal do trabalho: as crianças do Terceiro Mundo, que limpam os pára-brisas dos automóveis nos cruzamentos poluídos, são o modelo brilhante da "iniciativa privada", que deveria servir de exemplo para os desempregados do deserto europeu da prestação de serviço. "O modelo para o futuro é o indivíduo como empresário de sua força de trabalho e de sua própria previdência social", escreve a "Comissão para o Futuro dos Estados Livres da Baviera e da Saxônia". E ainda: "a demanda por serviços pessoais simples é tanto maior quanto menos custam, isto é, quanto menos ganham os prestadores de serviço". Num mundo em que ainda existisse auto-estima humana, uma frase deste tipo deveria provocar uma revolta social. Porém, num mundo de animais de trabalho domesticados, ela apenas provoca um resignado balançar de cabeça. (GRUPO KRISIS, 2017).

 

Gráfico 04 – Escala comparativa de propagação e de letalidade da variante Delta em relação a outros vírus. (Fonte: www.cdc.gov/coronavirus).

 Atualmente no Brasil, a variante Delta já é hegemônica no total de casos de contágios, porém, como não existe um programa nacional de testagem em massa, e tão pouco um programa nacional de testagem genômica para identificação genética das variantes em território nacional, logo, não há certezas quanto ao quantitativo de contágios pela nova variante Delta. 

No Gráfico 04 acima, podemos observar que a variante Delta ocupa uma posição de destaque, onde verificamos que ela é mais transmissível do que os vírus do ebola, da varíola e da gripe. Além da alta rapidez de transmissão da variante Delta, o gráfico também comprova que ela é mais mortal do que a gripe e a poliomielite, sendo a sua mortalidade maior do que o vírus original sars-cov-2 de Wuhan (China). Sendo essa mutação mais transmissível, obviamente que a mesma se torna também mais mortal do que as suas antecessoras. Ainda no Gráfico 04 acima, analisando o eixo horizontal (eixo x), temos a taxa de contágios a partir de uma única pessoa infectada, vemos que uma pessoa contaminada com a gripe comum, transmite o vírus para uma (01) outra pessoa. Já o vírus Sars-Cov-2 original de Wuhan, transmite covid-19 para três (03) outras pessoas. No entanto, ao observarmos a projeção da variante Delta no eixo horizontal (eixo x), nota-se que a transmissão de uma pessoa infectada ocorre até entre oito (8) pessoas de contato, ou seja, devido à sua altíssima carga viral, que é aproximadamente 1260 vezes maior, a sua taxa de transmissão passa a ser mais do que o dobro do vírus Sars-Cov-2 original. Tal dinâmica assustadora de contágios deveria colocar todo o país em alerta máximo no quesito prevenção e adoção de medidas restritivas e de mitigação de novos casos, com testagem em massa e rastreio de contatos, no entanto, o que se observa é justamente o contrário, com aumento de flexibilizações e a desobrigação do uso de máscaras em várias cidades.

 


Figura 02 – Comparativo de transmissibilidade da Variante Delta: mais do que o dobro de transmissão.


Com o alto índice de transmissão da variante Delta (cerca de duas vezes maior), observa-se uma dinâmica diferente de contágio do vírus em relação às demais cepas (Alfa, Beta, Gama e Lambda), daí a importância em se revisar conceitos e hábitos construídos ao longo destes meses de pandemia no Brasil e no mundo. A variante Delta pode ser transmitida até mesmo em ambientes abertos quando não respeitadas as regras de distanciamento social. Por isso, as atividades em ambientes abertos ou ao ar livre devem ser revistas quanto ao distanciamento seguro, mesmo com o uso de máscaras. Em ambientes fechados já foi comprovado a transmissão de covid-19 via aerossóis mesmo com o uso de máscaras e com distanciamento. (COELHO, 2021b).

Vale destacar também que vários protocolos adotados inicialmente na pandemia, hoje demonstram não ter nenhuma eficácia contra a transmissão do vírus Sars-Cov-2, como por exemplo, a medição de temperatura em supermercados, limpeza de sapatos, higienização de compras de supermercados, luzes de Ultra Violeta e o próprio álcool em gel, já que a transmissão do vírus que provoca a covid-19 se dá exclusivamente pelas vias respiratórias, ou seja, pelo ar, e não por contatos pelas mãos. Portanto, os únicos protocolos  realmente válidos contra a Covid-19 sãoo uso de máscaras, as vacinas e o distanciamento social.

  

A Educação Física e a Variante Delta


O novo fanatismo do trabalho, com o qual esta sociedade reage à morte de seu deus, é a continuação lógica e a etapa final de uma longa história. Desde os dias da Reforma, todas as forças basilares da modernização ocidental pregaram a santidade do trabalho. Principalmente durante os últimos 150 anos, todas as teorias sociais e correntes políticas estavam possuídas, por assim dizer, pela ideia do trabalho. Socialistas e conservadores, democratas e fascistas combateram até a última gota de sangue, mas, apesar de toda a animosidade, sempre levaram, em conjunto, sacrifícios ao altar do deus-trabalho. "Afastai os ociosos", dizia o Hino Internacional do Trabalho – e "o trabalho liberta" ecoava aterrorizantemente sobre os portões de Auschwitz. As democracias pluralistas do pós-guerra se professaram ainda mais a favor da ditadura eterna do trabalho. Mesmo a Constituição do Estado da Baviera, arquicatólico, ensina aos seus cidadãos partindo do sentido da tradição luterana: "o trabalho é a fonte do bem-estar do povo e está sob proteção especial do Estado". No final do século XX, quase todas as diferenças ideológicas desapareceram. Sobrou o dogma impiedoso segundo o qual o trabalho é a determinação natural do homem. (GRUPO KRISIS, 2017).

 

Sabemos que o ensino da Educação Física não se resume apenas ao saber fazer ou ao simples gesto técnico, mecanizado e repetitivo. O ensino da cultura corporal envolve saberes e metodologias capazes de relacionar o corpo e o movimento a significados e sentidos para muito além da cinética ou da performance, pois nesta relação de ensino-aprendizagem está envolto além de teorias sobre o corpo, sensações, toques, valores sociais, experiências, sentimentos, pensamentos e questões de classe. Daí, com a pandemia e as aulas remotas, o ensino da educação física sofre o mais duro golpe desde o seu surgimento com o chamado Movimento Ginástico Europeu, durante o século XIX na Europa. A mediocridade e a pobreza das aulas on-line dilaceraram o ensino da Educação Física, assim como também as outras disciplinas e saberes, e que foram engessadas, exorcizadas e despidas pelas tecnologias mortas e robotizadas do ciberespaço. Nas aulas remotas não existem os contatos, os movimentos, os sons, os gritos e os descontroles dos corpos, mas apenas o silêncio do computador e a artificial contração do espaço-tempo pelas plataformas digitais. A pandemia obrigou a todos a se adaptarem ao ensino remoto, a fim de evitar novos contágios pelo vírus Sars-Cov-2. Porém, apesar de todas as limitações e neuroses provocadas pelas aulas virtuais, uma volta às aulas presenciais sem planejamento adequado e com os estudos necessários, num momento crítico como o atual, pode provocar danos irreversíveis à sociedade, principalmente para os grupos mais vulneráveis e que ainda não estão imunizados, como é o caso específico das crianças abaixo de 12 anos. Não se deveria estar discutindo hoje o retorno às aulas presenciais, mas sim em como melhorar e incluir alunos e professores no Ensino à Distância em tempos de pandemia, com gratuidade de acesso à internet, disponibilidade a hardwares e softwares à comunidade escolar e universitária, num sentido de provocar uma “humanização” das atuais excludentes aulas on-line. Porém, o que assistimos não é uma coisa e nem outra, apenas uma imposição ao “novo normal”, para garantir o girar da roda do capital, que até o momento já abreviou a vida de mais de 612.000 brasileiros. Atualmente em Goiás assistimos o retorno precoce e sem sentido das aulas presenciais em escolas públicas municipais e estaduais. Também assistimos o mesmo fenômeno ocorrer, no semestre passado, em escolas e universidades privadas, com a imunização naquele período ainda menor que 20% da população, mesmo com a incidência da variante de preocupação Delta em todo território nacional. A pressão para o retorno às pressas para as aulas presenciais nas universidades públicas também é visível e notória, sendo o retorno aconselhável e e seguro apenas em 2022. Os gestores públicos usam a ciência apenas quando lhes é conveniente, fazem da ciência um instrumento para os seus deleites e bel-prazeres e obrigam a abertura das instituições educacionais em desconexo com as recomendações epidemiológicas. Ciência a serviço de quem? Ciência para quem, afinal?

 

 

Foto 02 – Quadras poliesportivas do Centro de Excelência do Esporte – ESEFFEGO UEG


Na Foto 02 acima, vemos as quadras poliesportivas suspensas do Centro de Excelência do Esporte, que se localizam no atual campus ESEFFEGO UEG no centro da cidade de Goiânia. Observamos que apesar das quadras se localizarem no 4º piso das instalações do complexo esportivo, o espaço não possui ventilação natural ou circulação de ar, propiciando tornar este local no futuro, em um ambiente super espalhador de covid-19. Vemos que nos locais descritos em A e C na foto acima, são estruturas de vidro e que auxiliam na iluminação natural do ambiente, porém, as aberturas e frestas entre as estruturas de vidro são pequenas e não permitem uma circulação efetiva do ar vindo de fora, o que dificulta a troca do ar, mantendo o ambiente constantemente abafado e sem troca efetiva de ar com o meio externo. A estrutura B faz parte da arquitetura interna e do design externo do prédio e apesar das aberturas também nestas estruturas metálicas, elas não permitem uma circulação efetiva do ar, impedindo a troca e circulação entre o ar externo e interno. A circulação de ar é uma condição importante e recomendável para ambientes com presença humana no período de pandemia. Apesar do espaço das quadras possuir uma grande área total (três quadras anexas), mesmo assim, possui uma arquitetura que dificulta a circulação natural do ar. Evidencia-se a necessidade futura de mudanças na arquitetura do prédio para a prática de atividades esportivas ou aulas presenciais, após a vacinação total da população, a fim de permitir uma maior troca de ar entre os ambientes internos e externos para maior segurança dos estudantes e usuários. Uma sugestão seria a retirada das estruturas de vidro e das partes metálicas nas paredes, substituindo-as por outras formas arquitetônicas com aberturas maiores e com proteção contra a chuva e o Sol (exemplo: arquitetura aberta  do tipo “Quebra Sol”).


Foto 03 – Visão interna do Centro de Excelência dos Esportes ESEFFEGO UEG – Hall de entrada e escadarias de acesso às salas de aula.


As salas de aula do Centro de Excelência dos Esportes (Fotos 03 e 04), que foram na verdade adaptadas e transformadas em salas de aula no ano de 2018 com a mudança do campus ESEFFEGO UEG, e que outrora eram laboratórios, são espaços em geral pequenos e com baixa circulação de ar, e existem ainda salas de aula até mesmo sem nenhuma janela.



Foto 04 – Interior de uma das salas de aula, com pequena área total, apesar de possuir uma janela de tamanho grande.


Essa arquitetura e disposição de salas, também se tornam prejudiciais diante de uma pandemia descontrolada tal qual se observa em Goiás e com a incidência cada vez maior da variante Delta na cidade de Goiânia. Mais uma vez aqui, há de se propor mudanças arquitetônicas capazes de sanar a falta de circulação de ar nas salas citadas para um futuro retorno seguro às aulas presenciais, quando a pandemia estiver sobre controle e com toda a população vacinada.

  

Foto 05 – Academia instalada no Centro de Excelência dos Esportes ESEFFEGO UEG.


A foto 05 mostra as instalações da academia de ginástica do Centro de Excelência dos Esportes ESEFFEGO UEG num espaço amplo e com muitas janelas grandes. Fato importante é que a academia se localiza em um espaço arejado e com grande parte da sua arquitetura sem paredes, com ampla abertura lateral, o que beneficia e muito a circulação e renovação de ar, ao contrário dos demais espaços citados. Quando toda a população estiver vacinada, este espaço poderá servir como modelo para as demais instalações da ESEFFEGO.

 



Foto 06 – Estádio Olímpico Pedro Ludovico Teixeira  localizado no centro de Goiânia.

 

O Estádio Olímpico (Foto 06) também faz parte do Centro de Excelência dos Esportes. Esse estádio foi inaugurado em 1941, mas em 2006 ele foi demolido pelo governo do Estado para reforma e modernização, porém, a sua reconstrução somente foi finalizada em 2016. Projetado para ser utilizado como espaço para a prática exclusiva de esportes olímpicos, exceto o futebol. Entretanto, devido às constantes pressões da Federação Goiana de Futebol e dos dirigentes dos times de futebol da capital goiana, junto ao governo estadual, o mesmo foi então adaptado para inclusão de um campo de futebol, o que demandou mudanças em suas dimensões e estruturas arquitetônicas originais para abrigar um campo com medidas oficiais de futebol em seu interior. Ao final das reformas no Estádio, que duraram mais de uma década, com constantes paralisações e atrasos, houve várias falhas constatadas após a sua reinauguração em 2016, como espaçamento mínimo entre cadeiras, corredores apertados para torcedores e apenas metade do estádio possui cobertura para visitantes. Os corredores de acesso aos vestiários são estreitos e sem ventilação, a chamada área técnica, onde ficam os jogadores e comissão técnica no intervalo dos jogos é extremamente pequena, sem ventilação e mal projetada. Neste local foram realizadas neste ano de 2021 vários jogos da Copa América, organizado pela Conmebol, inclusive sediando jogos até mesmo da seleção brasileira. Entretanto, é sabido por todos que houve vários surtos de covid-19, durante a realização dos jogos da Copa América no Brasil, inclusive em Goiânia, onde os números oficiais de pessoas infectadas pelo novo coronavírus neste evento internacional não foram divulgados pela Conmebol. Mas, o Ministério da Saúde divulgou o número total de contágios, chegando a 198 pessoas entre jogadores, membros das delegações, arbitragem, médicos, logística e prestadores de serviços. O que é favorável neste estádio é a sua imensa área aberta ao ar livre, tornando este espaço adaptável atividades mais seguras, com excelente circulação de ar e facilidade para o distanciamento social. Vale lembrar, como fato histórico importante, que o Estádio Olímpico serviu para abrigar várias famílias vítimas do acidente radioativo com a cápsula de Césio-137, ocorrido em agosto de 1987 em Goiânia. A vítimas da radiação ficaram acampadas em dezenas de barracas cedidas pelo exército, no local onde hoje se localiza o novo campo de futebol.

 

 


 Foto 07 – Ginásio Rio Vermelho  localizado no Centro de Excelência do Esporte.


O Ginásio Rio Vermelho (Foto 07) possui uma arquitetura muito antiga e quase toda em concreto. Recentemente foi iniciada a reforma do piso, porém, até o início da pandemia, a obra estava inacabada. Possui um teto alto e independente das paredes, sustentado por colunas metálicas e de concreto, o que permite uma boa troca de ar entre os espaços internos e externos. Porém, os corredores internos de acesso à quadra são estreitos e abafados, formando verdadeiros labirintos entre as salas e as quadras. Tal disposição espacial dos corredores e salas pode tornar este espaço propício à propagação de covid-19.

 

Sugestões e Conclusões


Quem hoje ainda se pergunta pelo conteúdo, sentido ou fim de seu trabalho torna-se louco – ou um fator de perturbação do funcionamento do fim em si da máquina social. O "homo faber" , antigamente orgulhoso de seu trabalho e com seu jeito limitado levando a sério o que fazia, hoje é tão fora de moda quanto a máquina de escrever mecânica. A Roda tem que girar de qualquer jeito, e ponto final. Para a invenção de sentido são responsáveis os departamentos de publicidade e exércitos inteiros de animadores e psicólogas de empresa, consultores de imagem e traficantes de drogas. Onde se balbucia continuamente um blablablá sobre motivação e criatividade, disso nada sobrou, a não ser auto-engano. Por isso, contam hoje as habilidades de auto-sugestão, autorepresentação e simulação de competência como as virtudes mais importantes de executivos e trabalhadoras especializadas, estrelas da mídia e contabilistas, professoras e guardas de estacionamento. (GRUPO KRISIS, 2017).

 

 

Este ensaio científico sobre educação física e pandemia visa demonstrar apenas a insanidade, irresponsabilidade e a idiotice em querer forçar uma volta às aulas presencias sem atingir a vacinação plena de toda a população. Não existe nenhum embasamento científico pautado em evidências epidemiológicas que atestem o retorno às aulas no atual contexto, sem que haja ao menos 90% da população imunizada.

As estruturas físicas, os espaços e ambientes existentes podem facilmente serem transformados em locais super espalhadores de Covid-19 entre alunos, professores e funcionários, tal qual expusemos com relação ao campus ESEFFEGO em Goiânia, e que somente ajudará a aumentar as estatísticas de casos e de óbitos em toda a população.

Na iminência de uma terceira onda de Covid-19, com a chegada da denominada variante de preocupação Delta, recomenda-se a paralisação de todas as atividades presencias de aulas em educação física, sejam em desportos coletivos ou individuais. Também sugerimos o retorno às aulas remotas pelas escolas da rede municipal de Goiânia (SME) e também de todas as escolas estaduais de Goiás (SEDUC), com o intuito de evitar novos surtos de contágios pelo vírus Sars-Cov-2 e a sua nova variante de preocupação Delta, até que se tenha no mínimo 90% da população totalmente imunizada e que essa cobertura vacinal também atinja as crianças menores de 12 anos.

Segundo dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a variante Delta já é predominante no mundo, representando hoje mais de 80% dos contágios totais registrados no planeta. A fim de se evitar novas mortes e a expansão da pandemia no país, é urgente a retomada de medidas restritivas e a aceleração do processo vacinal. Somente com cerca de 90% da população total vacinada se poderá ter um retorno seguro às aulas presenciais. (COELHO, 2021). Recomenda-se também redobrar os cuidados com crianças e adolescentes, pois este grupo não recebeu ainda nenhuma dose de vacina e são os mais vulneráveis diante da expansão da variante Delta. Cuidados redobrados também com a população idosa, que mesmo estando imunizada, poderá sofrer impactos grandes com a exposição à variante Delta, pois este grupo possui um sistema imunológico mais suscetível aos ataques virais e é menor o tempo de proteção das vacinas sobre este grupo etário.

Uma alternativa para o reinício das aulas presenciais híbridas (presencial + on-line)  e escalonadas (por turmas ou períodos)  na ESEFFEGO em 2022 seria a reforma  e utilização também do antigo espaço do campus da Vila Nova juntamente com o Centro de Excelência do Esporte, o que permitiria ações educativas e aulas com espaços e áreas de maior abrangência, permitindo a aplicação de forma mais eficiente do distanciamento social e também evitando possíveis aglomerações de pessoas dentro da comunidade universitária.


Foto 08 - Área externa do antigo campus da ESEFFEGO no bairro de Vila Nova em Goiânia: uma opção e alternativa frente à pandemia.


Bibliografia

COELHO, R. A Educação Física e a Variante Delta: a vida após as olimpíadas. Disponível em:

< https://mundotrabalhoueg.blogspot.com/2021/08/a-educacao-fisica-e-variante-delta-vida.html > Acesso em: 18/08/2021.

COELHO, R. Os Superspreaders: a educação física em xeque. Disponível em <www.mundotrabalhoueg.blogspot.com/2020/10/os-superspreaders-e-educacao-fisica-em.html>. Acesso em: 18/08/2021.

GRUPO KRISIS. Manifesto Contra o Trabalho. Lisboa: ed. Antigona, 2017.

 

Sites Consultados:

OUR WORD IN DATA (www.ourworldindata.org/coronavirus)

CDC (www.cdc.gov/coronavirus)

10 comentários:

  1. Leitura realizada!

    O texto traz ótimas reflexões, evidências e dados de que o retorno presencial em todos os espaços ocasiona mais agravos e, possivelmente, mais óbitos frente a convivência com o “novo normal” (conviver com o vírus). Uma vez que o quadro de imunização no Brasil, caminha-se à baixa velocidade não completando 100% de imunizados, e mesmo os países com o processo de vacinação avançado chegando ao quadro de quase vacinação completo, vem mostrando que o índice de contágios se alastra mais e mais com indivíduos contraindo o vírus mesmo estando imunizados. Fato este se deve ao pensamento de que a “imunização é a cura” e com isso a vida precisa voltar ao normal a todo custo (devido a estrutura de sociedade no qual vivemos, o capitalismo, onde cada vez mais se rejuvenesce das crises existentes de uma dada sociedade). Sendo assim, indivíduos relaxam em relação as medidas preventivas contra o vírus, o que explicita o surgimento de uma nova onda e que se associa “ao aumento da mobilidade social, às flexibilizações das regras de distanciamento social, a não obrigatoriedade do uso de máscaras” (COELHO,2021). Mas mesmo estando imunizado, todos os cuidados devem permanecer, pois o vírus é altamente perigoso, tanto que mesmo imunizado a ocorrência de contágio é possível, e ser contagiado pela nova variante do Vírus, a variante Delta é muito mais perigoso do que o Covid original, sendo essa variante nova em que não se sabe ao certo qual o tamanho da sua agressividade e quais agravos podem acarretar na vida do indivíduo. Contudo, a realidade nos mostra que medidas preventivas para frear uma possível nova onda é inexistente, pois o discurso é que “os cidadãos precisam aprender a conviver com o vírus”. Diante disso, vemos a volta e a reabertura de espaços/eventos com lotações máximas (bares, estádios de futebol, shows...) e também espaços educacionais como escolas municipais e estaduais com alunos que ainda nem sequer estão vacinados (em que os mesmos não conseguem manter o tempo todo o protocolo de biossegurança e obedecer tais medidas preventivas, porém, cabe refletir, por que a educação básica voltou, sendo que o mais propicio era a volta da educação superior?), as medidas de segurança acabam sendo negligenciadas e a volta presencial com espaços, perceptivelmente, inapropriados, mas isso reflete ao modo de desenvolvimento da sociedade onde o trabalho precisa continuar, "o trabalho chegou a transformar-se em uma atividade que é sofrimento, uma força que é impotência, uma procriação que é castração, uma produção que é destruição." (FRIZZO, 2008, p. 04). Trabalho este que quem mais necessita para sobreviver é a classe proletariada (explorados pela classe burguesa) independente de situações alarmantes como está que estamos vivendo.

    (Katianny Santana)

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  2. O retorno das aulas presenciais na eseffego desafios e ilusões:


    O texto traz sobre as variantes da covid-19 coronavirus, que relata sobre a vacinação que não é totalmente eficácia para os retornos presenciais, e passa de uma perspectiva do isolamento social e também dos devidos cuidados que devemos tomar de acordo com o uso da máscara, e também do álcool em gel.
    E com isso o texto traz uma flexibilidade sobre os números de óbito nos meses de julho até agosto com o número de um milhão de óbitos por dias, e também traz que no começo de 2020 a pandemia do novo coronavirus acarretou com a morte de 3 milhões de pessoas por dia, esse pensando nos no retorno as presenciais de acordo com a vacina para conter o vírus da covid-19 não é totalmente eficácia para contribuir para acabar com o vírus e que é de extrema importância e necessidade a humanidade continua fazendo o seu devido papel e também cuidando da sua devida proteção.

    O antigo Campus eseffego tem tudo para contribuir com vírus da covid-19, devido o campus precisar de uma reforma necessária e também com vários insetos que existe no local, inclusive a falta de higiene que acarreta na acumulação e que pode adquirir vários índices de doenças além da covid-19, se pensando na estrutura e nas aulas presenciais é necessário que haja uma limpeza adequada e também com a estrutura eficácia para poder atender todos os alunos e principalmente com sua total segurança.

    NOME: WEVERTON FERREIR A SILVA

    DATA: 24/011/2021

    DOCENTES: RENATO COELHO/ GABRIELA VIRGINIA

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  3. Leitura realizada!
    O texto dialoga muito bem com o contexto que estamos vivendo nas últimas semanas. Pudemos observar que a nova onda da Covid-19 está começando nos países com alta taxa de vacinados, como em alguns países da Europa, América e Ásia. Infelizmente, essa nova onda está acontecendo devido a variante Delta, a qual é o dobro mais transmissível em comparação com o vírus original da Covid, e um pouco mais mortal. Esses novos contágios são resultados da mobilidade humana que voltaram ao "normal". As pessoas voltaram a trabalhar normalmente, os estádios de futebol estão com 100% da capacidade permitida, os bares, restaurantes, boates e festas estão funcionando normalmente, ou seja, parece que a Covid-19 "morreu", mas não, ela está aí e cada vez mais forte devido as novas mutações que vem sofrendo, já que se trata de vírus de RNA, com alta taxa de mutação e consequentemente erros mais frequentes na sua replicação.
    Falar sobre a importância da vacinação em pleno século XXI é falar mais do mesmo, porém sempre devemos colocar esse assunto em pauta para que as pessoas se conscientizem. Obviamente que a vacina da Covid-19 não garante 100% de proteção, porém protege de hospitalizações por infecções mais graves e mortes, evitando o colapso do sistema de saúde.
    Em relação ao retorno das aulas presenciais, é difícil imaginar que tudo ocorrerá bem quando os casos podem aumentar de um dia para o outro. Como o texto coloca, "não deveria estar discutindo o retorno às aulas presenciais, mas em melhorar e incluir alunos e professores no Ensino à Distância". Devemos sempre lembrar que o ensino, na grande maioria das escolas e universidades, foram pensadas sem planejamento, suporte e o acesso de todos ao Ensino à Distância, ou seja, estamos inseridos no ensino remoto emergencial, que literalmente foi colocado em prática da noite para o dia, sendo não planejado e com estrutura inadequada. Pensando na volta às aulas no Centro de Excelência do Esporte, observamos que os espaços não são adequados, porém, não são adequados desde a época de mudança de campus, pois não é propícia para funcionar uma universidade. Pensado no contexto de pandemia a situação se agrava ainda mais.
    Portanto, com a análise feita, será que a volta às aulas presenciais, bem com a liberação de públicos nos estádios de futebol, funcionamento de bares, restaurantes, boates e festas além de outros locais são alternativas viáveis para esse momento?

    (NILO AUGUSTO)

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  4. Leitura realizada!
    O texto traz vários pontos reflexivos do atual momento em que estamos vivendo. O número exorbitante de pessoas que foram a obtidos durante toda a pandemia foram alvos de um sistema negacionista a frente ao combate da COVID-19. Com a falta de estratégia e um plano ação do atual governo, vimos muitos brasileiros ocuparem uma posição de ter que ir trabalhar, mesmo com todas as medidas de prevenção da Organização Mundial da Saúde, e o principal, era o distanciamento e o isolamento social, muitos deste sujeito não tiveram o auxílio necessário para sobreviver esse estado pandêmico. Vale destacar que o Auxílio Emergencial ofertado pelo governo de uma renda mínima para as famílias mais vulneráveis, o intuito desse programa foi “mitigar” os impactos econômicos no Brasil, mas, a realidade foi outra, pois, a crise econômica estabelecida pela pandemia fez a inflação aumentar, de acordo, com o avanço do vírus. o preço e a distribuição dos alimentos estiveram 80% acima do preço normal no mercado, desde então, fazer compras no mês é uma tarefa difícil paras as famílias que recebem o auxílio emergencial manter os armários e geladeiras abastecidos com o preço dos alimentos só subindo.
    Vale ressaltar que algumas estratégias de protocolos de biossegurança adotados para evitar a contaminação demonstraram nenhuma eficácia, como tal, a medição da temperatura, higienização dos objetivos comprados, limpezas dos sapatos entre outras. O que fica como ponto importante para combater realmente a COVID-19 são o uso de máscara, as vacinas e o distanciamento social.
    Contudo, sabemos que o ambiente escolar oferece risco ao retorno das aulas presenciais no atual momento da pandemia, pois, muitas instituições não têm condições sanitárias e estrutura necessária para das aulas presenciais. Vimos ao longo texto, várias falhas na estrutura do campus ESEFFEGO de Goiânia e fácil contágio que vírus pode estabelecer para os alunos, funcionário, professores e gestores da instituição. Na iminência de um retorno imediato e conviver com o “novo normal”, o retorno das aulas presencias sem embasamento científico, epidemiológico e sem planejamento, oferece para a população grande risco de se contaminarem, e criarem mutações e adaptações do vírus Sars-Cov-2. Vimos ao longo do texto, que a variante Delta, possui uma carga viral altíssima, sua taxa de transmissão passa a ser da “pessoa infectada ocorre até entre oito (8) pessoas de contato”. Porém, com a flexibilização das medidas de proteção ao combate da COIVD-19, e com a “volta do normal”, a possibilidade de enfrentamos outra onda (terceira onda), se faz concreta. O que se pergunta, a pandemia revelou ou exacerbe a condição dos mais vulneráveis? Será esse o melhor momento para o retorno das aulas presencias?
    (YURI FERNANDES BARBOSA)

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  5. Leitura realizada!

    O texto traz vários levantamentos que evidenciam as consequências do imediatismo numa futura volta às aulas presenciais, alertando para uma situação que pode gerar vários agravantes que contribuem para aumentar o número de mortos, a vacinação não assegura totalmente os vacinados, sendo apenas um meio de minimizar a propagação do vírus, um fato observável mesmo em países que conseguiram manter um andamento mais constante da vacinação, ou seja, mesmo um indivíduo vacinado ainda está passível dos riscos que o vírus carrega. A sociedade está muito presa nas engrenagens de um sistema de vida costumeiro que sempre gira em torno das atividades do capital, e isso acaba colocando em risco a saúde dos cidadãos. É necessário refletir nossas prioridades e necessidades sanitárias, reafirmando os regulamentos de prevenção para evitar o contágio, principalmente considerando que estão surgindo as novas variações ainda mais letais, que necessitam de tempo para serem estudadas na finalidade de identificar os seus padrões de ação e estabelecer medidas de segurança. Infelizmente estamos caminhando na contra-mão desses processsos de isolamento social, pois as autoridades estão liberando os espaços onde se gera muita aglomeração, dando a entender que o vírus não é mais um perigo.

    (Mikael Mendonça)

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  6. Leitura realizada
    Ao visar nossa atual realidade com novas mutações do vírus covid-19 acho que realmente essa volta já na primeira semana de 2022 é um tanto quanto precipitada, o problema agora não é nem sobre se cuidar, é sobre ter senso crítico principalmente da sociedade visando que temos governantes totalmente despreparados sobre tudo que está acontecendo. Vejo que realmente a aula de forma remota é muito cansativa e muito ineficaz para o aprendizado, por isso é sou um pouco a favor da volta mas infelizmente o CEE não tem qualquer estrutura para essa volta presencial. Em conclusão nossos reitores deveriam reorganizar cada sala para podermos voltar seguros para não ajudarmos mais ainda a multiplicação dessas variáveis. analiso que o ideal era esperar tudo isso acabar assim que todas as ondas estiverem controladas aí sim voltaríamos para as aulas presenciais mas infelizmente pensar assim cada dia mais se parece com uma utopia.
    Ronaldo Toledo da Silva filho

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  7. O texto nos traz situações na qual nos coloca em reflexão, além de pontuar informações importantes sobre os danos causados pela Covid19 nos faz repensar sobre a volta da rotina normal antes do período de isolamento. Falando mais especificamente do contexto atual onde a mutação do vírus está circulando e teve uma crescente alta nos casos de contaminação, internação e óbitos, podemos dizer que a volta presencial nas escolas e outras instituições de Educação não é adequada no momento, o relaxamento acerca sobre o uso da mascara, a demora em vacinar grupos específicos, a abertura de casas de shows, eventos que propiciem o contagio.
    Pensando na volta as aulas presenciais, não é o momento ainda de inserir vários alunos enclausurados numa sala sem o mínimo de segurança acerca do contagio, com essas novas mutações se espalhando não se pode assegurar que as vacinas já tomadas não se sabem se vai funcionar com essas variantes. Sabemos que o ensino remoto não é o mais adequado, porém foi uma maneira encontrada para que a população não ficasse tão prejudicada na vida educacional.
    Sobre a volta as aulas no Centro de excelência do esporte, podemos observar através das imagens que o espaço não é adequado, a estrutura não foi construída para que funcionasse uma universidade ali, desse modo inviabilizando seu uso.

    (JORDANNA CABRAL)

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  8. Texto:

    O retorno das aulas presenciais na eseffego desafios e ilusões:

    Desde o início da pandemia os problemas apenas aumentaram, pois já existiam e o que aconteceu que agora é que para ter a volta as aulas presenciais teremos que vencer novas barreiras e estarmos dispostos a confiar praticamente na sorte pois o covid não é brincadeira, mesmo que o vírus esteja aparecendo menos nas mídias sociais ele ainda circula fazendo vítimas todo dia.
    Então temos que refletir muito pois as medidas que as escolas reabrem, é importante adotar precauções dentro e fora da sala de aula para evitar a propagação da Covid-19. Os educadores têm um papel fundamental ao garantir que seus alunos e alunas compreendam os cuidados que devem tomar para se proteger e proteger os outros contra a Covid-19, e é importante que todos nós consiga dar exemplo em sala de aula.

    Sabemos que nossa estrutura é temporária e ninguém sabe até quando teremos este local, pois tudo está em grande decadência, começando pela estrutura Fisica e pela péssima qualidade de ensino que infelizmente as vezes temos que enfrentar dentro da sala de aula, vencer preconceito, arrogância e por aí vai, além de todos os problemas gerados pela pandemia temos outros que acabam sendo menos vistos e passam despercebidos.

    Elivan Silva

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  9. É importante analisarmos que de certa forma várias áreas se adaptaram ao presente cenário em que estamos vivendo, entretanto devemos ter a responsabilidade de olhar para certos lugares e sabermos que nem sempre possuem a estrutura ideal para a volta presencial, antes já sofríamos com a falta de alguns insumos higiénicos, hoje teríamos a certeza que esses insumos estariam disponiveis? É sempre uma incerteza
    Devemos ressaltar também que muitos alunos chegam até a faculdade através de transportes públicos, aumentando assim a lotação e podendo facilitar para possíveis mutação de vírus.Deve ser a analisado com cautela.

    GrAzyelle Costa

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  10. Aluno: Enoskaryton Dias Rocha de Santana Silva
    leitura realizada!
    O momento em que vivemos em relação ao covid-19, podemos notar que a população mais carente não pode “se dar ao luxo” de se preservar da covid-19 se resguardando em casa, pois depende do trabalho para que consiga ter o que comer. Tendo isso em visto a educação, entretanto pode ser uma área que consiga ter aulas a distancia desde que haja um planejamento do estado e da instituição de educação, além disso, atualmente seria inviável que varias instituições voltassem com as aulas presenciais, por não contar com o básico exigido para evitar a disseminação do vírus. Mesmo em ambientes em eu a maioria estejam vacinados ainda pode ser um ambiente de disseminação do vírus se não houver um distanciamento certo de pessoas, condições de higienização das mãos com álcool (em gel ou 70%) e materiais para que os alunos possam lavar as mãos constantemente, além da obrigatoriedade do uso de mascara. Sendo assim as aulas deveriam voltar quando o risco estivesse pelo menos minimizados, ou seja, quando pelo menos 90% da população estivesse vacinada nas três doses da vacina e que pudesse oferecer meios para que os alunos obtivessem uma maior segurança.

    Enoskaryton Dias Rocha de santana Silva

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