Plano de Aula (turma golfinho)
Título/tema:
Natação Infantil
Conteúdo: Os fundamentos da natação.
Objetivos:
Desenvolver as capacidades cognitivo-motoras das crianças no meio líquido / Ensinar os princípios básicos da natação
Materiais:
Macarrões, pedras coloridas, cones, bolinhas coloridas, bambolês, brinquedos, pranchas
e espaguetes.
Metodologia/Atividades:
Roda
de conversa – explicar sobre a respiração (BOCA – NARIZ). Inspira o ar pela
boca e solta pelo nariz. Pernada com as pernas estendidas e em posição de
bailarina. Braçadas com movimentos contínuos e alternados (usar bolinhas
coloridas)
Pernadas
na borda da piscina – Ensinar as crianças, a darem pernadas na água.
Passeio
aquático - andar e correr livremente na piscina. Andando na piscina para
reconhecer o espaço e o meio líquido.
RESPIRAÇÃO:
Fazer
borbulhas na água – Em posição em pé, agachar, submergir e após soltar
borbulhas na água.
Gangorra
– Em duplas, segurando nas mãos do colega, um de frente ao outro e fazendo
o movimento de sobe e desce. Enquanto o colega sobe o outro desce de mão dadas
(em pé e agacha). Ao descer deve soltar borbulhas.
1,2,3
– Apneia – o professor conta até três e pede as crianças para realizarem
apnéia na água com o rosto submerso (agachadas)
Vivo-Morto
– Quando o professor falar “vivo”, todos os alunos permanecem em pé na piscina.
Quando o professor falar “morto”, os alunos fazem elevador, soltando o ar pelo
nariz dentro da água (borbulhas).
Coelho
sai da Toca - Vários bambolês são colocados na psicina. As crianças ficam
dançando ao som da música. Quando a música terminar, então as crianças devem nadar
para a toca (dentro do bambolê) e sempre entrando por baixo do bambolê
(submergir). Deve-se diminuir o número de bambolês ao longo da brincadeira.
FLUTUAÇÃO:
Estrela
do Céu e Estrela do Mar com flutuadores – as crianças de posicionam
(flutuam) em posição decúbito ventral (estrela do mar) e depois em decúbito
dorsal (estrela do céu).
Inversão
– as crianças ficam em decúbito dorsal (supina) e passam em seguida para a
posição decúbito ventral (prona)
Cavalinho
aquático – as crianças colocam o espaguete debaixo do corpo e entre as
pernas para auxílio na flutuação, e em seguida se deslocam em nado cachorrinho
com o auxílio do espaguete. Em seguida, repete-se a brincadeira sem os
espaguetes, apenas com o nado cachorrinho.
Pique-pega
na cabeça (usar a prancha) – Pique pega onde o pegador tem que tocar na
cabeça dos colegas, e se o colega submergir a cabeça, o pegador não poderá mais
pegar.
Elefante
Colorido com bolinhas (usar a prancha): O professor diz: Elefante
colorido! Em seguida os alunos
perguntam: Que cor? O professor fala uma cor e os alunos nadam para tocar a cor
citada.
Tubarão
e sardinha (usar a prancha) - pique-pega na piscina, onde o pegador é o
tubarão e os demais são as sardinhas. As crianças devem se deslocar na piscina
com a prancha e realizar a pernada.
Caça
ao tesouro – jogam-se pedrinhas coloridas na piscina, enquanto as crianças
estão com os olhos fechados e em seguida, pede aos alunos que encontrem e
peguem as mesmas no fundo.
Avaliação
– Roda de conversa sobre as atividades realizadas (facilidades, dificuldades e
objetivos alcançados)