quinta-feira, 19 de novembro de 2020

Aulas de Natação na Pandemia do Novo Coronavírus

 


Foto 01 - Atletas olímpicos brasileiros do COB treinam em Portugal para as olimpíadas de Tóquio em virtude da pandemia.


(Escrito por: Renato Coelho)

Quando se devem iniciar as aulas ou treinamentos de natação para grupos de alunos iniciantes ou de nadadores de alto rendimento durante a pandemia do novo coronavírus? Uma turma de natação pode criar um ambiente favorável  de transmissão do novo coronavírus (“super-spreader”)? Medição de temperatura na entrada, álcool em gel nas mãos, tapetes sanitizadores, máscaras, protetores faciais em acrílico, ambientes abertos e todos os demais protocolos de biossegurança criados são realmente seguros e eficazes? As repostas a essas perguntas estarão sempre relacionadas à dinâmica de crescimento da pandemia, ou seja, de acordo com a mensuração e controle das taxas de contágios do novo coronavírus numa dada cidade ou região. Quando os índices de contágios pelo novo coronavírus estão em fase ascendente (crescente), significa que a pandemia está fora de controle e portanto não deve haver aulas com grupos ou turmas de natação, seja em ambientes abertos ou fechados. Não importa o quanto sejam rígidos os protocolos de biossegurança ou as normas de proteção, os participantes das aulas sempre estarão sobre risco iminente de contágio quando a pandemia estiver fora de controle, ou seja, na sua fase ascendente.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) (https://www.who.int/eportuguese/publications/pt/), existem seis critérios em que países, estados e municípios devem observar antes de flexibilizarem as regras de isolamento social e assim estabelecer cronogramas para a abertura de atividades tais  como: comércio, indústria e instituições educacionais, incluso aqui também as aulas em escolas de natação. São critérios científicos e adotados por diversos países, que diferentemente do Brasil, conseguiram controlar a pandemia do novo coronavírus no primeiro semestre de 2020. Somente estes critérios são capazes de definir com exatidão e segurança qual o momento exato para se permitir a abertura e flexibilização para as diversas atividades humanas na área da economia, lazer, entretenimento, esporte e educação. Sabemos que atualmente uma voraz e rápida segunda onda de contágios avança sobre países de diversas regiões do planeta, que não tomaram as medidas corretas no seu devido tempo, e os índices de contágios e de óbitos voltaram a subir de forma drástica e descontrolada nestas mesmas regiões, provando que o vírus é mais perigoso do que se imaginava.

Vamos então aos critérios da OMS que podem nortear a abertura de escolas e  também de turmas de natação:

O primeiro critério, segundo a OMS, diz que a cidade ou região deve possuir um sistema de saúde capaz de identificar, testar, isolar, rastrear todos os contatos e tratar as pessoas infectadas. A testagem em massa é fundamental para o efetivo controle da pandemia. Faz-se a testagem de toda a população, em seguida isolam os positivados, depois faz-se o rastreamento de todos as pessoas que tiveram contatos recentes com essas mesmas pessoas contaminadas. O segundo critério é a garantia de que os locais de trabalho e os demais ambientes  frequentados por todas as pessoas sejam locais seguros  contra os contágios, ou seja, arejados, sem aglomerações e com disponibilidade de equipamentos de segurança individual (EPI). O terceiro critério diz respeito a adoção de barreiras sanitárias para atender os casos de pessoas já contaminadas e cuja origem seja de fora da cidade ou do país (casos importados), seja em aeroportos, rodovias, portos ou entradas das cidades. O quarto critério é o controle de eventuais surtos em locais estratégicos como hospitais e casas de repouso, para se evitar o aumento na taxa de crescimento da pandemia. O quinto critério é a adoção de medidas preventivas para a conscientização da população com relação à pandemia e suas formas de contágio. O sexto e último critério sugere que a reabertura e flexibilização das atividades econômicas, sociais e culturais  devem ocorrer somente quando as taxas de contágios estiverem em queda, ou seja, somente quando a pandemia estiver sob controle.

Uma regra importante e que não foi listada pela OMS é a adoção de políticas econômicas robustas de fomento para as empresas e para todos os trabalhadores de atividades não essenciais que foram obrigados a participar do isolamento social.

Assim sendo, vemos que em Goiás e em Goiânia, os governos não adotaram e continuam não adotando de forma integrada nenhuma dessas  seis medidas de prevenção e de controle da pandemia. O que presenciamos são flexibilizações precoces e aligeiradas que são as grandes responsáveis pelo número exagerado de mortes, onde os professores de Educação Física e todos os demais trabalhadores em geral acabam por arriscarem as suas próprias vidas para a manutenção diária de suas necessidades materiais e financeiras, simplesmente porque não existe nenhuma ação coordenada para a promoção do controle da pandemia por parte dos governos (Municipais, Estaduais e Federal). 

O crescimento e a velocidade de epidemias obedecem às chamadas curvas exponenciais, onde a velocidade do surgimento de novos casos estará sempre relacionada ao número de casos pré-existentes, crescendo vertiginosamente numa progressão geométrica, podendo dobrar em semanas ou dias a quantidade total de novos casos e de óbitos a depender de sua dinâmica. A forma e a trajetória desta curva se relaciona a vários fatores, como o nível de isolamento populacional, o uso de protocolos de saúde, como por exemplo, o uso obrigatório de máscaras em locais públicos, a existência ou não de vacinas, da quantidade de pessoas imunes e também às características do próprio vírus.



Figura 01 - Curva exponencial de uma pandemia com 3 ondas

O chamado coeficiente de transmissão (Rt) mede a velocidade de transmissão do vírus, ou seja, ele é capaz de nos informar se a pandemia em determinada região ou país está em processo de aceleração ou de desaceleração. A Grosso modo, o coeficiente de transmissão Rt da pandemia mede a inclinação da curva exponencial, ou seja, se a curva é crescente, significa que há aumento na taxa de transmissão, então Rt  > 1, e consequentemente haverá aumento de casos de novos contágios (ver Figura 01 acima). Caso a curva seja decrescente Rt < 1, significa que a pandemia está em desaceleração, logo haverá diminuição na taxa de novos contágios. Portanto, sendo Rt > 1 a pandemia está em estágio de crescimento acelerado, e sendo Rt < 1, significa que a pandemia está em processo de desaceleração. Por exemplo, o Brasil hoje, no atual estágio da pandemia apresenta hoje Rt = 1,21 e significa que cada grupo de 100 pessoas é capaz de contaminar outras 121 pessoas (aumento da transmissão). Em outubro o valor Rt no Brasil chegou ao valor de 0,68 e significava que um grupo de 100 pessoas era capaz de contaminar outras 68 pessoas (transmissão em desaceleração). Então, seguindo as normas e observações das taxas de crescimento da pandemia, os períodos recomendados para funcionamento de aulas de natação devem seguir não somente os protocolos de biossegurança recomendados (máscaras, álcool em gel, protetor facial, distanciamento social), mas também a observância da taxa de crescimento da pandemia (Rt) e sem o acompanhamento diário de Rt, a utilização de equipamentos de biossegurança se torna ineficaz. Quando Rt > 1, as aulas devem ser automaticamente suspensas (ver gráfico 02 abaixo).


Figura 02 - Taxa de transmissão e o período recomendado para aulas de natação 

Na Figura 02 acima, no período de 0 até A, vemos que a curva é crescente e o valor de Rt>1, logo não se recomenda a prática de aulas em escolas de natação ou em academias. De A até B a curva cresce e continua com Rt>1. Já de B até C a curva apresenta uma acentuada desaceleração Rt<1, porém o número de novos  contágios apresenta uma média alta (acima de M), e por isso também não se recomenda a prática de aulas coletivas de natação, seja em escolas ou academias. Na trajetória de C a D na curva observarmos uma desaceleração dos contágios Rt<1 e uma média inferior a M, tornando segura a abertura de escolas e academias de natação, desde que utilize todos os protocolos de biossegurança (máscara, álcool gel, etc.) e o distanciamento social. 

Quando se promove o isolamento social é justamente para tentar frear a curva exponencial e achatá-la, ou seja, de permitir que o sistema de saúde local tenha condições de atender à grande demanda exigida pela pandemia, sem permitir com que o sistema de saúde entre em colapso. Entretanto, o que assistimos no Brasil, durante o ano de 2020, foi que nenhum governo municipal, estadual e muito menos o governo federal conseguiu achatar a curva e evitar o colapso do sistema de saúde nas diferentes regiões do país. As curvas atingiram o pico abruptamente e de forma avassaladora nas regiões Norte, Sul, Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste do Brasil sem exceção, e hoje enfrentamos uma segunda onda de contágios.

Nunca houve no Brasil quarentena verdadeira, as constantes e apressadas flexibilizações do comércio, a forte pressão do governo Federal para o fim do isolamento social adotado por governadores e ainda a falta de remuneração salarial por parte do Estado para as pessoas realmente se manterem em casa durante a pandemia, fizeram fracassar qualquer tipo de planejamento ou estratégia de isolamento social no país. Não é possível para as famílias de trabalhadores  se manterem afastadas do trabalho e em casa sem uma remuneração salarial por parte do Estado. O chamado auxílio emergencial, além de ter sido tardio, com um valor inicial  e irrisório de apenas 600 reais, que hoje foi reduzido para a metade (300 reais), tornou inviável qualquer forma de quarentena ou de isolamento social eficaz para a  maioria dos trabalhadores e de desempregados do Brasil. Era dever do Estado financiar e garantir  a quarentena da população brasileira com remuneração salarial digna (valor maior ou igual a 01 salário mínimo) para todos os trabalhadores brasileiros que foram obrigados a ficarem em casa durante a quarentena. Tal medida não somente permitiria a realização da quarentena por milhões de brasileiros, assim como também garantiria a manutenção dos empregos a curto e médio prazo.

O que assistimos atualmente no Brasil é o vírus totalmente fora de controle e a promoção por parte do Estado de um verdadeiro extermínio de classe, onde milhares de trabalhadores pobres e desempregados morrem cotidianamente no país. Se antes da pandemia os números da miséria e do desemprego já eram altos, promovendo uma vida anormal, esses números aumentaram ainda mais durante o ano de 2020. A pandemia ajuda a desnudar e também potencializar as injustiças e mazelas do Brasil e do mundo.

 

 



17 comentários:

  1. Bom dia.
    As aulas de natação, neste período de pandemia serão coordenadas a partir dos resultados dos níveis de contaminação do vírus, sendo capas de acontecer a partir do controle, e capacitação de cada instituição de disponibilizar a higienização e segurança dos alunos e funcionários. A pandemia esta descontrolada e cada vez mas a sociedade desrespeita as leis de isolamento e tornando mas percursor da disseminação do vírus pelo mundo, deixando as instituições de saúde carregadas e o governo cada vez mas comprometido em ter recursos para curar essas pessoas e ajudar a controlar a contaminação.

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  2. O texto apresentado, nos abre uma clara visão sobre os problemas sociais causados pela pandemia do Covid-19. E assim como diversos países que sofreram/sofrem por esses conflitos, nossa realidade como brasileiros, não nos deixou fugir dos verdadeiros problemas que sempre existiram aqui. É notório os déficits que nosso país enfrenta em todas as suas esferas: social, econômica, política, educacional, cultural e histórica; e a partir da leitura, e de nossa própria experiência (afinal de contas, vivenciamos isso todos os dias), participamos hoje de problemas enraizados no Brasil que, previsível mente já esperaríamos em virtude da Pandemia. Evidente está: desfalques em nosso país, sempre existiram, e esse imprevisto - Coronavírus - só auxiliou no reflexo daquilo que vivemos todos os dias, seja em 2020 ou não. Os professores de natação não deixaram de ser afetados, nem os diversos professores do país, porém cabe a nós refletir: até quando as "ferramentas de auxílio" do Governo funcionarão como uma cortina de fumaça para tapar nossos próprios problemas? A realidade é mutável, teremos que continuar nos esforçando...

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  3. O texto nos apresenta a realidade vivida atualmente em nosso país, o novo Coronovírus, infelizmente, apenas acentuou as mazelas do nosso Brasil. Se já não possuímos educação de qualidade (além de tantas outras coisas), o ensino remoto agravou a situação. Estamos em meio à muito desrespeito, onde podemos ver pessoas circulando em vários locais sem o uso da máscara, saindo para festas e eventos, acreditando que a Pandemia findou-se. Já os noticiários nos revelam outra realidade, pessoas estão morrendo e o nosso sistema sanitário e de saúde não está dando conta da demanda crescente de pessoas contaminadas.
    O retorno das aulas presenciais é incerto, aulas de Natação pior ainda, por precisarmos de um ambiente que esteja rigorosamente nos padrões de segurança, ou seja, a tarefa árdua de continuarmos como estamos não parou.

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  4. Na atual situação do nosso país, com educação, saúde e outros sistemas em níveis tão tristes, a pandemia de covid-19 veio para piorar a vida em sociedade, e o desenvolvimento intelectual das pessoas. A educação nesse ensino remoto vive uma deplorável situação, em que, o ensino é de péssima qualidade, e o aproveitamento por parte do aluno é muito pequena. Assim também como foi lido no texto, o ensino da natação nesse momento, é extremamente restritivo, e os cuidados necessários são bem rígidos, pois esse ambiente em que ocorre muita troca de muco e partículas, é de certa forma bem propício a transmissão. E isso tudo interfere na vida em sociedade, e a disparidade das classe sociais, e a miséria na vida humana.

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  5. Bom dia professor! Só consegui acessar este link hoje, estava sem conexão. Gostei deste primeiro texto, a forma como fala da atual situação do nosso país, da saúde e educação. Com certeza acredito que o surgimento desta pandemia piorou muito a vida dos indivíduos e o desenvolvimento intelectual dentro da sociedade. Algumas instituições não possuem capacidade de aplicar o ensino de forma remota. Como é falado no texto, a natação neste momento é extremamente prejudicada e restrita. Os indivíduos devem triplicar os cuidados no ambiente, na troca de bactérias, etc.

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  6. Os critérios indicados pela OMS são eficazes, porém, corroboro com o texto, no sentido de reconhecer o descaso na aplicação e fiscalização dos critérios sugeridos.
    O resultado disso é claro, o aumento da contaminação do covid-19, acarretando mais mortes.

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  7. Assim como apresentado no texto, pode-se ver que particularmente em Goiânia, nenhum dos critérios declarados pela OMS são seguidos, a falta de politicas públicas voltadas para a pandemia e a precarização de serviços de saúde não permite que tudo volte como está voltando, em relação ao treinamento da natação, mesmo que praticada em treinos de alto rendimento e com poucos alunos e treinadores, o contato existe e é perigoso.

    Igor Barbosa

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  8. Concordo com o texto. Os critérios definidos pela OMS deveriam ser seguidos, isso amenizaria o contágio. O aumento da contaminação se deve pelo descaso na aplicação desses critérios, além da fiscalização dos mesmos, exemplo disso foi durante as campanhas eleitorais e no próprio dia de votação. Com relação a volta das aulas coletivas de natação, não considero viável mesmo que se que utilize todos os protocolos de biossegurança e distanciamento social.
    Ana Paula Moreira

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  9. Corrigindo...
    Concordo com o texto. Os critérios definidos pela OMS deveriam ser seguidos, isso amenizaria o contágio. O aumento da contaminação se deve pelo descaso na aplicação desses critérios, além da fiscalização dos mesmos, exemplo disso foi durante as campanhas eleitorais e no próprio dia de votação.
    Com relação a volta das aulas coletivas de natação, não considero viável sem a devida fiscalização para que sejam realmente feitas a utilização de todos os protocolos de biossegurança e distanciamento social, pois noto em prática que muitos locais não tem seguido as determinações da OMS.
    Ana Paula Moreira

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  10. A quarenta no Brasil realmente nunca foi levada a serio, o que só piora a cada dia a situação e aumento de casos. O isolamento trouxe sérios problemas para as famílias que já passavam por dificuldades, e o valor do auxilio recebido do governo realmente veio de forma tardia, sem contar nos diversos erros do sistema para avaliar que realmente necessita do mesmo.
    Os critérios impostos, seguindo normas da OMS para as votas de academias e atividades físicas não são seguidos de forma rígida e não há fiscalização para resguardar os direitos dos alunos e deveres das empresas, o que leva esses espaços serem espaços de alto índice de transmissão colocando não apenas em risco a vida de alunos, mas também a de profissionais da área.

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  11. O texto nos mostra as dificuldades que estamos passando com covid e que no Brasil nada é levado realmente a sério. São poucos os ambientes públicos e privados que seguem as normas da OMS, falta políticas públicas voltada para para realidade que estamos vivendo. Voltando discussão para natação o perigo é grande mesmo com proteção o contado professor e aluno é eminente todo cuidado é pouco tanto para o alto rendimento como para as academias de natação infantil e adulto.

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  12. O texto apresentado, nos aponta os problemas apresentados pelo corona virus no Brasil, nunca foi levado a sério pela maioria da população onde os critérios definidos pela OMS deveriam ser seguidos é isso não acontece elevando o número de mortes no Brasil e no mundo. A falta de políticas públicas voltada para panandimia prejudica ainda mais nosso país e uma saúde precaria. Falando sobre natação todo cuidado é pouco o contado aluno e professor e eminente tanto no alto rendimento como nas escolas de natação infantil e adulto.

    João pedro Soares rios nishi

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  13. Segundo o que o texto, os critérios da OMS é indispensável para que possa voltar as atividades minimamente e infelizmente hoje no Brasil a realidade que vemos é um total descaso do governo Federal e a falta de fiscalização e o compromisso para que elas sejam realizadas passam longe.

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  14. O momento pelo qual o mundo enfrentou e ainda esta enfrentando não é facil. Nossas vidas mudaram do nada, no começo de março estavamos vivendo normalmente, mais na metade do mês já não se podia sair de casa, não se tinha aula presencial, não se podia trabalhar, o mundo ficou de cabeça para baixo. Mas a faculdade não parou, alunos e professores se viraram para que o fluxo seguisse normalmente. Logo continuamos da maneira que era possivel, e o sentimento de medo e de incerteza só cresciam... hoje o vírus não sumiu, nem desapareceu, mas a vida segue como se não houvesse vírus.As pessoas estão trabalhando normalmente, saindo e se divertindo, enquanto as aulas continuam de forma remota e o vírus ainda se encontra nas cidades causando mortes e casos graves de saúde.... enfim é triste nossa realidade, e mais triste ainda é saber que nós não podemos fazer nada para reverter essa situação....

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  15. O Brasil passa por um momento histórico, tivemos uma crise epidemiológica, uma crise política e crise sociológica, infelizmente nunca houve realmente uma quarentena, houve um breve período de terror no inicio, que logo foi normalizado pelo brasileiro e negligenciado. As medidas da OMS nunca foram instauradas em Goiânia e acredito serem impossíveis, por diversos fatores, sendo eles políticos, históricos e sociais. A conscientização acredito que tenha sido feita de certa forma, porém de nada adiantou, imagino que todo mundo que use mascara, saiba que ela é usada para cobrir o nariz, mas deixam ela no queixo, acredito que todos saibam que devem manter distanciamento, porém estamos todos indo a bares.

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