domingo, 16 de novembro de 2025

ESTUDO D IRIGIDO - data da entrega: 28/11/25

 Realizar a análise fílmica da obra: 100 metros (2016) - YouTube e Netflix. O aluno(a) deverá assistir ao filme e em seguida realizar a análise fílmica por escrito, relatando o enredo do filme, o contexto, a mensagem e também a crítica que o filme retrata. Não serão aceitos trabalhos com menos de uma (01) lauda. Enviar para o e-mail: renato.coelho@ueg.br - enviar até o dia 28/11/25.

O filme retrata uma história verídica, vivenciada pelo personagem espanhol Ramón Arroyo, um publicitário e pai de família, que tem a vida virada de cabeça para baixo, quando recebe o diagnóstico de esclerose múltipla. A doença degenerativa e autoimune vai tornando a vida de Ramón cada dia mais difícil e sem muitas expectativas. Os movimentos do corpo vão se tornando mais rígidos e descoordenados na medida em que a doença avança. Porém, a grande vontade de viver e a esperança de sempre lutar contra a esclerose, alimenta nele o desejo de se tornar um desportista de Ironman. Ramón decide então enfrentar todas as adversidades e barreiras da sua doença, e ainda superar todas as limitações do seu corpo, através do sonho de ser Ironman.

Os árduos treinamentos junto com o sogro (Manolo), e os exercícios físicos contínuos, em natação, atletismo e ciclismo ajudam o protagonista do filme a desacelerar o avanço da doença e ainda adquirir uma melhora substancial na  sua qualidade de vida. Tudo começa numa tentativa de Ramón em querer completar uma difícil caminhada de 100 metros pela calçada da rua onde morava. E sempre ao seu lado, o seu temperamental, ranzinza e rabugento sogro Manolo. 

Ao final dos longos períodos de treinos e através da sua fascinante resiliência, ele então alcança o almejado sonho, participando de várias competições de Ironman, perfazendo percursos de 3,8 Km de natação, 180 Km de ciclismo e 42 km de corrida em cada prova, competindo em inúmeros campeonatos nacionais e internacionais de Ironman.

Direção: Marcel Barrena

Gêneros: Drama/História Real/Esportes

Ano:  2016